segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA


PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA



Introdução
No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

Crise da Monarquia
A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:
  • Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;
  • Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;
  • A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;
  • Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;
Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.


A Proclamação da República
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.



Mapa celeste servirá de inspiração para a nova bandeira nacional



Com a proclamação da República, o novo governo provisório pretende promover mudanças radicais no principal símbolo da pátria: a bandeira nacional.

Os republicanos acreditam que a criação de um símbolo genuinamente nacional será de fundamental importância para elevar o senso de patriotismo e solidificar o amor dos brasileiros pela terra natal.

Já há consenso entre o novo gabinete ministerial de que as principais cores do pavilhão deverão continuar a ser o verde e o amarelo, escolhidos por dom Pedro 2 e utilizados desde a proclamação da Independência, em 1822.

O símbolo das armas da monarquia, no entanto, deverá ser retirado do centro do losango amarelo. Ainda não se sabe qual será a figura que assumirá a posição central na bandeira.

Raimundo Teixeira Mendes, um republicano estudioso das ciências da astronomia, sugeriu que seja reproduzido um mapa com as posições que as estrelas ocupavam no céu do Rio de Janeiro no exato instante em que Deodoro proclamou a República, cerca de 8h30 da manhã de hoje.

Sergundo afirmou Mendes, esta seria uma maneira de eternizar na bandeira o momento em que nosso país deixou de ser uma monarquia e deu este importante passo rumo à modernidade.

Claro está que, tendo sido a República proclamada à luz do dia não foi possível observar as estrelas, pois estavam todas ofuscadas pelo Sol. Os astrônomos garantem, no entanto, que as posições de cada uma delas poderão ser definidas com exatidão, graças à cálculos e projeções matemáticas.

Para que o desenho do céu represente com maior precisão simbólica a República brasileira, cada estrela colocada no pavilhão representará um das províncias, que aliás vão mudar de nome, e daqui por diante serão chamadas de "Estados da Federação".

Esta proposta, no entanto, ainda deve demorar para ser colocada em prática, já que a confecção do referido mapa celeste com rigor e exatidão levará algum tempo até ser concluída. O mais provável é que, nos próximos dias, seja utilizada uma bandeira provisória, seguindo os moldes do pavilhão utilizado pelos norte-americanos, ou seja: com estrelas sobre um fundo azul no canto esquerdo superior e todo o restante do tecido preenchido por listras horizontais, nas cores verde e amarelo.



OS ALUNOS DEVERÃO ESCREVER UM TEXTO, PRODUÇÃO EM GRUPOS DE 3 SOBRE A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA BASEADO EM VÁRIOS DOCUMENTOS TIRADOS DA INTERNET.
ESTE É UM DELES, RETIRADO DA FOLHA ON LINE.

OS TEXTOS GERARÃO UM MURAL

JUSTIFICATIVA: AS CRIANÇAS NÃO ENTENDEM VÁRIOS FERIADOS EM SEGUIDA, NÃO ENTENDEM A IMPORTÂNCIA DA DATA, SEGUINDO ESTES PASSOS FORAM CONFECCIONADAS BANDEIRAS E CÓPIAS DO HINO NACIONAL


ATIVIDADES PARA EXECUTAR EM SALA DE AULA

OBS.: PARA VER AS IMAGENS EM TAMANHO MAIOR É SÓ CLICAR EM CIMA DELA E SALVAR EM SEU COMPUTADOR,DEPOIS É SÓ IMPRIMIR.









EXPLICAÇAO DOS VOCABULOS:
CARTAZ PARA VOCE MONTAR EM SALA DE AULA É SÓ COLAR TODAS AS PARTES DEPOIS DE IMPRIMIDO.


POR HOJE É SÓ BJUS NO ♥



visitem minha pagina no facebook


https://www.facebook.com/AtelieByDoceCapricho


 

Nenhum comentário: