quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ESPECIAL FOLCLORE 2

Boa tarde queridas leitoras hoje postarei mais algumas sugestões sobre folclore,ontem infelismente a energia não estava ajudando!
lenda do curupiraSUGESTÕES PARA LEMBRANÇINHAS:





sugestões para projetos:


sugestões para atividades e pinturas:

























OUTRAS SUGESTÕES(ALBINHOS)




SUPERSTIÇÕES:
P69
Maltratar um Gato
· Se você chutar um gato, terá reumatismo naquela perna.
· Se você for fazendeiro e matar um gato, seu gado morrerá misteriosamente.
· Se você afogar um gato, morrerá afogado também.
· Marinheiros acreditavam que era a garantia de terríveis tempestades e má sorte, caso se atirasse um gato ao mar.
· Acabar com, mesmo que apenas uma, das nove vidas de um gato, é ser perseguido por esse gato para o resto da vida.

Gatos e Sorte
· Crianças inglesas acreditavam que ver um gato branco a caminho da escola era sinal de problemas. Para evitá-los, elas tinham que cuspir ou dar meia volta, fazendo o sinal da cruz.
· Chaeles !, Rei da Inglaterra, possuia um gato preto que acreditava lhe trazer boa sorte. Ele tinha tanto medo de perder o gato, que mantinha-o sobre vigilância dia e noite. Um dia depois da morte do gato, ele foi preso.
· Um gato espirrando é bom presságio para quem ouvir.
· No folclore americano, sonhar com gato branco traz boa sorte.
· Na França, se acreditava que achando um pêlo branco num gato preto, a pessoa teria boa sorte para o resto da vida.
· Em Yorkshire, England, enquanto dá boa sorte possuir um gato preto, é extremamente de má sorte cruzar com um acidentalmente.
· No século 16, quem visitasse um lar inglês tinha sempre que beijar o gato da família, para trazer sorte.
· Mulheres de pescadores, mantinham um gato preto em casa para preveinir contra desastres no mar.

OUTRAS SUPERSTIÇÕES:
buntevoegel01
- Viu uma vassoura caída? É indício de má sorte.
- Sua mão esquerda coçou? É dinheiro que vai entrar.
- Quer se livrar de pessoas indesejáveis? Coloque uma vassoura atrás da porta.
- Viu uma estrela cadente? Faça um pedido.
Proteção
- amuletos (metal ou madeira em formato de mão)
- patuás (saquinhos com rezas e símbolos)
- alho (evita mau olhado)
- arruda (planta – protege ambientes)
Sorte
- talismã (trevo de 4 folhas)
- pé de coelho
- ferradura
- duendes


SUGESTÕES PARA SEREM 07563_0TRABALHADAS EM SALA  DE AULA:


1 – Pesquisar gravuras que representem o folclore brasileiro para montar um mural.Separá-las e agrupá-las por “tópicos”: lendas e histórias, músicas, parlendas, brincadeiras, festas, etc.
  

 – Pesquisar, com pais e avós, uma adivinha / reunir várias adivinhas, registrá-las em papel (educador) / dobrar os papéis e sorteá-los / turma dividida em 2 grupos, responderá a adivinha do outro / adivinhas podem ser feitas em cartões, para serem respondidas graficamente e/ou lidas.
 
2 – Em grupo, elaborar oralmente, novas adivinhas / escrevê-las em cartões ou papel.
 
3 – Pesquisar quadrinhas e trazê-las para serem lidas em sala / conversar com a educadora o significado do vocabulário e idéia principal de cada quadrinha.
 
4 – Educador cita 1 palavra e solicita palavras que rimam (oralmente) / caixa com cartões escritos – 1 palavra em cada cartão / criança sorteia 1 cartão, lê e escreve palavras que rimem com aquela. 


5 – Criar oralmente ou graficamente quadrinhas / fazer um livrinho de quadrinhas para o grupo.
 
6 – Educador recita 1 quadrinha e suprime a última rima, para ser completada pelas crianças (oralmente ou graficamente). 


7 – Cada criança escolhe 1 quadrinha e ilustra graficamente. 


8 – Cada criança traz 1 cantiga de roda / educadora registra a letra em cartões. Educador lê e a criança dramatiza. Crianças cantam e brincam de roda.
 
9 – Pesquisar parlendas / cada criança traz uma / Educadora registra em cartões / cada parlenda é acompanhada de uma brincadeira – brincar e dramatizar / cada criança escolhe uma parlenda e registra graficamente (desenho). 


10 – Pesquisar lendas / cada criança traz uma lenda / educador registra em cartões / após leitura de uma lenda , crianças dramatizam e representam graficamente (desenho) / destacar a mensagem ou idéia principal de cada lenda / interpretação oral (ou gráfica) de texto. 


11 – Mural com os personagens de várias lendas confeccionadas com sucata, pintura , desenho. 
 
12 – Pesquisar danças folclóricas / cada criança traz a dança de sua preferencia / educadora contextualiza lugar, característica, religião, música e instrumentos utilizados / assistir em vídeo, danças e músicas folclóricas – reproduzir cantando e dançando. 


13 – Destacar a dança típica da região em que vivemos / registrar com fotos e gravuras.
 
14 – Pesquisar e ouvir músicas folclóricas (destacar religião e autor).
 
15 – Pesquisar e trazer objetos (reais) do artesanato brasileiro / caracterizar e identificar a região procedente / montar uma exposição. 


16 – Confeccionar com argila e sucata peças de artesanato. 


17 – Pesquisar pratos da culinária identificando e caracterizando a região procedente / registrar com gravuras, fotos e graficamente como ele é feito. 


18 – Montar com o grupo um livro de receitas de culinária brasileira.
 
19– Escolher com o grupo uma ou mais receitas e confeccioná-la para uma refeição na sala.  – Pesquisar os trajes típicos regionais / expor peças reais, gravuras e/ou fotos.
 
20 – Pesquisar a vida e a obra de Monteiro Lobato / registrar graficamente , com gravuras e fotos montando um cartaz. 


21 – Contar histórias de Monteiro Lobato , trabalhar a história do Sítio do Picapau Amarelo e seus personagens.Essa foto ao lado foi um teatrinho falando sobre o folclore com os personagens do sítio com a minha turminha do jardim 2...ficou lindinho demais.




22 – Confeccionar com sucata personagens do sítio e montar bonecos para teatro.
 
23 – Criar novas histórias com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo. 

24 – Criar poemas orais e/ou escrever para os diversos personagens.
  
25 – Brincadeiras e brinquedos – pesquisar e trazer de casa brinquedo.
 
26 – Pesquisar as festas populares, através de gravuras e fotos / confeccionar um painel.
 
27 – Pesquisar com os pais as superstições e crendices / registrar graficamente ou explicar oralmente para o grupo.

Eu não poderia deixar vocês sem a receita do dia,que é uma receita do nosso folclore brasileiro:

BOLO DE MANDIOCA RALADA COM COCO

Ingredientes:
04 ovos
03 xícaras de açúcar
01 xícara de trigo
02 xícaras de mandioca (aipim) crua ralada (Ralo grosso, tipo batata palha)ou passada no liquidificador sem os talos da mandioca,pois pode ficar amargando.
01 pitada de sal
04 colheres (sopa) de manteiga
100g de coco ralado
01 copo de leite
01 colher (sopa) de Fermento em pó

Modo de Preparo:

Bata bem o açúcar e a manteiga, acrescente as gemas. Acrescente em seguida o coco ralado, a mandioca (aipim), o trigo e o fermento em pó dissolvido no leite. Bata mais um pouco e acrescente as claras batidas em neve. Assar em
forno pré-aquecido, numa forma retângular untada e polvilhada com trigo. + ou – 40 min para assar.OBS: Você pode diminuir um copo de açúcar e acrescentar uma lata de leite condensado.

bjinhos a todas vcs!

  





10 comentários:

Bruna Teixeira disse...

Oi eu adoro seu cantinho
ótimas dicas para folclore e adorei a turminha do s´tio
bjos

Bárbara Neves disse...

Ainda não, mas imprimi p minha mãe. Falando nela vai amar os desenho p a aluna especial dela colorir. Uai vou ter q mandar ela seguir aqui tbm. rsrs

Volte sempre!

Letícia disse...

Oi, flor! Acabei de conhecer o seu blog e AMEI! Muito fofo e cheio de dicas legais, adorei mesmo! Já estou seguindo, segue de volta? :)

Beijão, Letícia
http://caseieagoraa.blogspot.com

Bárbara Neves disse...

Sigo sim, claro!
Beijos

Unknown disse...

adorei o Saci dentro da garrafa!!!
Beijos

tem sorteio no meu blog, participa!
http://www.cacau-makeup.blogspot.com/

Rafaah Paixao disse...

as lembranças parecem ser bem fáceis de fazer, to te seguindo flor
http://maniasgirls.blogspot.com/

Rebeca Clemente disse...

Oiee eu gosto da Iara e muito legal folclore,eu amo esses trabalhinhos eu amo fazer pintar quando eu estou de ferias,ne,vem ver a pipoca Colorida que eu fiz no meu Bloguinho,bjs to te esperando
Rebequinha

Bruna Teixeira disse...

oi
passando pra desejar uma ótima semana pra ti
bjos

brunaporelamesma.blogspot.com

Miss Amellie disse...

O post está super completo, adorei as dicas!!

obrigada pela visita em meu blog. Adorei seu cantinho e já estou seguindo.

Grande beijo
http://luckydayss.blogspot.com/

CAPRICHO DAS ARTES disse...

AMEI, JÁ ESTOU TE SEGUINDO. BJBJBJBJ. . .
http://usinadoartesanato.blogspot.com/