quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PROJETO SEMANA DA PÁTRIA!

PROJETO SEMANA DA PÁTRIA!



1- IDENTIFICAÇÃO:

Instituição:
Professor:
Classe:
Período de realização:
* Título do projeto: SEMANA DA PÁTRIA / PÁTRIA AMADA BRASIL

02-TEMA: Semana da Pátria!

03-JUSTIFICATIVA:
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
> formar na criança o conceito Pátria;
> despertar o sentimento de patriotismo;
> formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
> desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.

04-OBJETIVOS:

. Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
. Refletir sobre o que é ser patriota;
. Comemorar as datas cívicas do nosso país;
. Incentivar o amor à Pátria;
. Conhecer melhor a nossa história;
. Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
. Identificar os símbolos nacionais;
. Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
. Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
. Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
. Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;

05-DESENVOLVIMENTO

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

* Conversas e discussões sobre:

.o que é Pátria;
.o que aconteceu no dia 7 de setembro;
.a figura de D.Pedro I;
.os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
.o grito da Independência;
.a vida no Brasil antes e depois da Independência;
* Textos informativos, literários, poéticos;

* Textos coletivos;
Álbum;

* Vídeos;

* Hinos: Nacional, da Independência;

* Pesquisas;

* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;

* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;

* Jogral;

* Dramatização;

* Poemas e diálogos de temas nacionais;

* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;

• Uso de mapas para a localização do Brasil;

• Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);

* Concurso de poesia;* Seleção de canções patrióticas e populares:
Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil;

* Confecção de:
bandeirinhas com as cores nacionais,
Bandeira do Brasil,
cata-ventos,
estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarlo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo,
viseiras para o desfile.

06- CULMINÂNCIA/COMEMORAÇÃO:

Apresentação e exposição dos trabalhos à escola com:

* Músicas

* Jogral

* coro falado

* dramatização

* Mensagens exaltando o Brasil

* Cartazes

* Poesias
* Comemoração: Passeatas cívicas, demonstração de canto e dança dentro do tema, dramatizações, textos e poemas.


07-RECURSOS:

• Dicionário

• Biblioteca

• TV e vídeo

• Aparelho de som

• Internet

• Cartolina

• Quadro e giz

• Mapas/ Atlas...
ATIVIDADES SUGESTIONAIS:

VOCÊ PODE FAZER UM LIVRINHO:

MASCARAS:


POESIA:

Sê BRASILEIRO?

Se perguntarem, filho, onde
É a terra do teu amor,
Cheio de orgulho, responde:
– Sou brasileiro, senhor!

Não digas — Sou sergipano,
Sou paulista, sou mineiro,
Pois será mais soberano,
Dizendo — Sou Brasileiro.

Mais que paulistas, mineiros,
Devemos fazer questão
De ser todos BRASILEIROS
De nascença e coração.

É justo amar-se o recanto
Que se viu nascer, andar
A pátria deve no entanto,
Ter o primeiro lugar.

Ela não é o Amazonas
Nem Pará,
Nem do norte as quentes zonas...
Nem do sul a zona fria,
Não é Goiás, Mato Grosso,
São Paulo, ou Minas Gerais.

É o nosso Brasil colosso,
Legado dos nossos pais.
E enquanto de sul a norte,
Unido for o Brasil...
Será nação grande e forte,
Respeitada e varonil.

Pois não tem entre os Estados,
Nem segundo nem primeiro.
São eles fortes legados,
De todos nós brasileiros!








PARA OS PEQUENINOS...
Repassando.

História da Independência do Brasil

Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligentecorajoso e muito amoroso.
O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma baixo-assinado e foram as ruas pedir quePedro permanecesse aqui. O povo clamava:
-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:
- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico!
Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.
Os brasileiros ficaram super contente e comemoram sua primeira vitória:
- Viva! Viva! Viva! Viva!
O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:
- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.
Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma idéia.

- Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente.A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.
Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.
O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.
-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.
Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.
-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!Todos os soldados gritaram em um só coro:
-Independência! Independência! Independência!
A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.
Autora: Bernadete Sena de Santana

Sugestões de atividades

Mural: "Vultos da História do Brasil"
♣Dividir a sala em 5 grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".

♣ Pedir às crianças para pesquisarem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc.
♥ ♥Produção de texto♥ ♥
♥ Lançamento do concurso de produção de texto: "Brasil Pátria Querida".

♥ Os alunos confeccionam um livro com os textos produzidos.
♥Confeccionar lembrancinhas
Confeccionar bandeirinhas com as cores nacionais, Bandeira do Brasil, cata-ventos, estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, fitas e distintivos em azul, branco, verde e amarelo, viseiras, confeccionar também espada, cavalinho de cabo de vassoura.
Eu estou fazendo com a ajuda dos alunos, viseira,cavalinho de cabo de vassoura e espada, está ficando uma gracinha.


MUSIQUINHA PARA O DIA DA PÁTRIA!

Dizem que era um tal de D. Pedro, sim!
No seu cavalo à beira de um rio,
Gritou pra quem quisesse ouvir:
Independência ou morte!!!
Viva o Brasil!


Dizem que era um tal de D. Pedro, sim!
Com seu chapéu à beira de um rio,
Gritou pra quem quisesse ouvir:
Independência ou morte!!!
Viva o Brasil!


Dizem que era um tal de D. Pedro, sim!
Com sua espada à beira de um riu,
Gritou pra quem quisesse ouvir:
Independência ou morte!!!
Viva o Brasil!

Viva D. Pedro, viva o Brasil!


5 comentários:

Stefani disse...

Oláá..Obrigada por seguir viu ?!
Seu blog é lindoo !
Seguindo também !
bjoos..

Rebequinha Clemente disse...

Oiee toke a+,primeiro Amei os desenhos,gostei mesmo,eu gosto muito desses Denhos de atividade,aquelo de fazer um livrinho,achei lindo,Olha vem ver a Receita do Bolo da Moça,bj sua amiga
Rebequinha

Letícia disse...

que bacana, flor! amo suas ideias :)

Beijão, Letícia
http://caseieagoraa.blogspot.com

Hisllany disse...

Olá vim retribuir sua linda visita, amei.

Seu blog tbm é fofo, tbm amei sua atividades da semana da patria, ja vou usar com minha turminha kkk

Obg por ser minha seguidora, vou te seguir tbm
Sempre que puder volta la.
bjocas!

Riqueldes disse...

obgda por vizitar meu blog e ta to seguindo o seu.bjo